De olho no título

Fórmula UFSM participa de competição nacional de automobilismo em São Paulo

Fórmula UFSM participa de competição nacional de automobilismo em São Paulo

Foto: Natália Diovana Zimmermann Feistel

Os participantes do Fórmula UFSM desembarcaram na manhã de quarta-feira (2) em Piracicaba, em São Paulo, para participar da 19ª Competição Fórmula SAE Brasil. A competição segue até domingo (6).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na madrugada de segunda-feira (31), os responsáveis, 24 alunos e três professores, partiram de ônibus e com o carro em um caminhão rumo a Piracicaba para o evento que ocorre no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). A primeira etapa do torneio ocorreu já na quarta. Os participantes inscreveram todos os competidores que irão atuar nos boxes e os autorizados a mexerem nos carros. A equipe pode inscrever no máximo 20 pessoas para trabalhar nas atividades dinâmicas. 


Nesta quinta-feira (3), a equipe parte para a primeira prova na qual precisam apresentar e defender todo o relatório enviado anteriormente. Aqui, os participantes precisam justificar aos avaliadores as escolhas realizadas para a montagem do carro e seus respectivos valores. Para isso, uma moeda fictícia é pensada pela competição, para que assim os custos sejam equiparados entre as equipes.


Foto: Natália Diovana Zimmermann Feistel

Das outras etapas

Durante os dias de competição ocorrem os testes estáticos e dinâmicos com os carros que tem como objetivo avaliar o desempenho de cada projeto na pista. Nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar com mais detalhes o carro apresentado no projeto e seu resultado final. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, para que assim seja garantido que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.


Foto: Natália Diovana Zimmermann Feistel

Fórmula UFSM

O grupo que trabalha no projeto atual é composto por 30 membros. Todo mundo que possui vínculo com a universidade pode participar da equipe. Ela é dividida em sistemas como: elétrica e eletrônica, powertrain (que une motor e transmissão), aerodinâmica e chassi. O recurso financeiro para a execução do projeto vem de repasses feitos pela própria instituição. Contudo, também recebem ajuda de outras iniciativas e empreendimentos com equipamentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agosto é o Mês de Esporte e tem programação especial de competições em Santa Maria Anterior

Agosto é o Mês de Esporte e tem programação especial de competições em Santa Maria

Com cinco jogos e nenhum gol, Walter deixa o Pelotas em meio a briga com torcedores Próximo

Com cinco jogos e nenhum gol, Walter deixa o Pelotas em meio a briga com torcedores

Esportes